27 maio 2006

O Investidor Moderado

Você já viu que um dos principais ingredientes para obter crescimento no seu investimento é a taxa de juros que está sujeito seu capital ao longo do tempo. Você também já sabe que os investimentos tradicionais, como a poupança, por exemplo oferecem uma rentabilidade muita baixa por causa de serem investimentos considerados de baixo risco.

Consciente disto você está se interessando pelo mercado de ações, em busca de maiores ganhos, não é mesmo? Então leia com atenção alguns pontos importantes que você deve avaliar antes de ingressar neste mercado:

1. Compreenda, busque entender o porque de tudo. O que é uma ação, o que é a Bolsa de Valores e as Corretoras, quais são os custos e despesas envolvidas nas operações, enfim, existe muita informação no mercado e você deve ir em busca delas. Nunca aplique seu dinheiro sem saber onde ele está indo e quais são os riscos daquela operação, em outras palavras, responsabilize-se pelos seus recursos, haja de maneira consciente.

2. Nunca diga vou arriscar na ação X, Y ou Z, na verdade você faz é um INVESTIMENTO, não pense que comprar ações é como entrar um jogo onde só há ganho se houver sorte. Os preços dos papéis variam em função do interesse dos investidores em comprar ou vender. Isto é, a velha lei da oferta e da procura, que é influenciada por diversos fatores distintos da economia e da política global. (Clique aqui para ler mais sobre o risco do investimento em ações.)

3. DIVERSIFIQUE, Nunca invista todo o seu dinheiro em ações, e da parcela que for aplicar, nunca invista tudo em uma ou duas empresas, se possível, diversifique também os setores ao qual elas estão ligadas, por exemplo, compre um banco, uma metalúrgica, uma empresa do setor alimentício, etc.

4. Não se esqueça que ações são para o longo prazo. Investir em ações é uma ótima oportunidade de você aumentar seus ganhos, mas vise o longo prazo, cinco anos ou mais. Saiba que não há promessa de rentabilidade. Em outrs palavras, não use o histórico recente de altos ganhos da bolsa brasileira para projetar os ganhos do futuro. Embora haja investidores de curto prazo, mais conhecidos como especuladores, você será sócio de uma empresa ao comprar os seus papéis, isto é, você compra uma empresa e não somente uma cotação.

5. Tenha objetivos. Talvez uma das mais difícieis sensações para controlar seja o impulso de realizar lucros, vender aquela ação que você acha que subiu "demais", sempre analise as suas empresas, repito, não pense somente no valor da cotação, mas sim no potencial de longo prazo que a companhia tem. Venda apenas quando as perspectivas não são mais tão favoráveis quanto eram no momento de compra dos papéis, ou quando vislumbrar uma melhor e concreta oportunidade.

Estes são alguns passos básicos que todo investidor que se interessa pelo mercado acionário deve percorrer, ao entrar neste universo a sua principal arma será a informação; pesquise e pergunte.

Para você que está disposto a entrar no mercado acionário, existem basicamente três opções que serão abordadas no artigo: Como investir em ações?

1 Comments:

At 27/5/06 21:11, Blogger Unknown said...

Olá gostei do tópico.

www.horusstrategy.com.br

 

Postar um comentário

<< Home